x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 58

Morte de sócio não administrador com inventariante como elaborar no REDESIM

paulo pinetti

Paulo Pinetti

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 22 horas Segunda-Feira | 6 julho 2026 | 16:13

Boa tarde, amigos. 
Não estou conseguindo compreender o que fazer no redesim, houve o falecimento de um sócio não administrador. Quando eu vou no QSA incluir inventariante não  aparece na qualificação  de inventariante. 
Lembrando que se trata de uma empresa LTDA. 
Será que essa atualização precisa ser feita de outra forma? 
Ou estou errando em algo. 
Agradeço a ajuda. 

Caique Goya

Caique Goya

Bronze DIVISÃO 5 , Analista
há 22 horas Segunda-Feira | 6 julho 2026 | 16:31

Paulo, boa tarde!

O que será feito com as quotas do sócio falecido? Entrará os herdeiros, será comprada pelos sócios, etc...

Precisa entender a situação, pois, se for entrada dos herdeiros você irá fazer uma alteração e no DBE utilizara o evento saída de sócio para o falecido e entrada de sócio para o herdeiro com a respectiva distribuição se houver mais de um.

Se o sócio remanescente comprar as quotas do falecido, você irá fazer a saída dele e a alteração dos  dados cadastrais do sócio remanescente no DBE.

Att,
Caique Goya
Analista de Departamento Paralegal
paulo pinetti

Paulo Pinetti

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 4 horas Terça-Feira | 7 julho 2026 | 10:38

Bom dia, amigo! 
No caso prático - houve o falecimento de um dos sócios -administradores e abriu o inventário extrajudicial nomeando a esposa do falecido como inventariante. Alem desse nessa alteração seria retirada a inventariante que tem poderes no inventário da administração. 
Se conseguir me ajudar agradeço. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies